dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
Milho  
Manejo integrado contra doenças de verão
Uso de sementes sadias e tratadas com fungicidas em doses eficientes diminuem problemas na milhocultura
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
23/08/2011

Para combater as principais doenças que afetam a cultura do milho no verão, os produtores devem tomar alguns cuidados. Entre eles, o manejo integrado, que busca alta produtividade, diminuindo o custo de produção e protegendo o meio ambiente. Segundo Ricardo Casa, engenheiro agrônomo e doutor em fitopatologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), as principais doenças que atacam a cultura do milho no verão na Região Sul do Brasil são as podridões do colmo e as podridões de espiga, principalmente no sistema plantio direto, seguidas das doenças foliares.


 
— No entanto, de um modo geral, podemos classificar quatro grupos de doenças nas culturas do milho. As primeiras são as doenças relacionadas à germinação e emergência de plantas, provocadas pela deterioração de sementes. Nesse caso, são encontrados fungos na semente e no solo. No sul do país, a situação se agrava em cultivos de solo úmido e frio, tradicionais nas regiões de altitude — afirma o engenheiro.

De acordo com ele, o segundo grupo abrange as podridões da base do colmo, doenças de praticamente final de ciclo da cultura e que vêm agravando na Região Sul em função do plantio direto e da sucessão do cultivo do milho sobre gramínea de inverno, como o trigo e aveia, principais hospedeiros de doenças como a giberela e a antracnose.

— Nessas duas últimas safras, tivemos situações agravantes com podridões de espiga que, consequentemente, levaram ao incremento da incidência de grãos ardidos. Esses grãos são indesejáveis para o produtor, pois na hora de serem comercializados, sofrem descontos de valor. Isso tem um agravante marcante, principalmente para os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que dependem bastante da produção de grãos que são desenvolvidos  para a agroindústria — conta Casa.

Já o quarto grupo, como fala o engenheiro, abrange as doenças foliares. Ele diz que, nas últimas duas safras do sul do Brasil, ocorreram precipitações pluviais e dias de chuva que favoreceram a severidade das doenças foliares.

— De modo geral, o sistema de manejo integrado preconiza todas as estratégias de controle disponíveis pela pesquisa, buscando a alta produtividade, diminuindo o custo de produção e protegendo o meio ambiente. As principais estratégias são o uso de sementes sadias e tratadas com fungicidas em doses eficientes, o que costuma ser feita pela empresa produtora de sementes. Quando ocorre o problema de deterioração de sementes ou plantas emergentes, isso pode estar associado às sementes ou problemas de solo — explica.

Estratégias de controle

Quando os problemas forem relacionados a problemas de solo, outras estratégias envolvem a época adequada e profundidade de semeadura, a regulagem da semeadora com relação à população de plantas e a resistência genética. Existem estratégias também como a rotação de culturas no verão e evitar a sucessão de culturas, principalmente em gramíneas que possam ser hospedeiras de patógenos no inverno, além da adubação equilibrada, evitando o excesso de nitrogênio.

— Mais recentemente, o uso ou aplicação de fungicidas nas partes aéreas também tem sido uma ferramenta eficaz para aumentar a produtividade do milho e reduzir o número de grãos ardidos. Os produtores de milho de modo geral, estão comprando sementes que têm valor significativo e agora devem consultar uma assistência técnica na aquisição desta semente e deste material genético para saber qual é a reação de resistência em relação às principais doenças da região. Isso já é um grande passo porque as condições climáticas que ocorreram principalmente nas duas últimas safras foram favoráveis ao desenvolvimento das doenças — orienta.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Udesc através do número (48) 3321-8099.

 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Manejo integrado contra doenças de verão
Uso de sementes sadias e tratadas com fungicidas em doses eficientes diminuem problemas na milhocultura
Projeto vai medir sustentabilidade no campo
Levantamento vai contar com indicadores sistêmicos nas áreas social, ambiental e econômica para avaliar as propriedades
Barbatimão é alternativa contra mastite
Planta testada em laboratório tem atuação antimicrobiana e proporciona tratamento sustentável
CVC pode afetar 100% da citricultura
Prevenção da doença demanda cuidados como aquisição de mudas com boa procedência e controle de vetores
Importância do planejamento
Providências a serem tomadas pelo empreendedor sobre as variáveis e fatores que exercem alguma influência no resultado financeiro
E se você pudesse tirar energia do lixo?
Já estão disponíveis no mercado produtos que funcionam com biogás, resultante da decomposição de dejetos animais
Coevolução de genética e sistemas de produção, um caminho para a sustentabilidade
Privilegiar a capacidade de suporte do solo e a qualidade da água superficial e profunda na sua metodologia
A importância das unidades demonstrativas para transferência de tecnologias na atividade leiteira
Experiência no município de Medianeira
A geoengenharia e as mudanças globais
Grandes projetos que buscam manipular o ambiente para a manutenção do clima
Uso racional de adubos pode melhorar a qualidade nutricional dos alimentos
A técnica realizada dentro dos critérios estabelecidos pela pesquisa, influencia de modo positivo a qualidade nutricional dos alimentos
Soja tolerante ao encharcamento gaúcho
Projeto testa cultivares que já apresentam produtividade média de 40 sacos por hectare em solos hidromórficos
Coccidiose inibe desenvolvimento de leitões
Doença pode provocar aumento de até 10 dias no período necessário para que animais cheguem ao peso de abate
Plantio direto aumenta produtividade
Sistema pode contribuir para sequestro de carbono de 500 kg por hectare ao ano e aumentar produção em 30%
Kit para produção de leite de qualidade
Voltado para cabras leiteiras, conjunto de ordenha tem baixo custo inicial e promete diminuir contagem de bactérias

Conteúdos Relacionados à: Doenças
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada